sábado, 25 de abril de 2015

Novelas inesquecíveis

Minha novela inesquecível é A USURPADORA


"A novela A Usurpadora e inesquecível para mim por ter sido uma das primeiras novelas que eu assisti quando criança,e claro pela personagem de Gabriela Spanic a Paola Bracho que com suas risadas,sua maldade e também o seu cinismo me conquistou;na minha opinião só uma vilã conseguiu se iguala a ela que foi Itati Cantoral na pele da perversa Soraya Montenegro." disse Robson Teixeira,19 anos,São Paulo(SP).






A novela mexicana A Usurpadora encantou e continua encantado gerações  é impressionante como apesar de varias reprises a novela continua sempre fazendo sucesso e encantado o publico em suas reapresentações.A historia da irmã gêmea boa que usurpar o lugar da gêmea má  já foi vista  5 vezes e esta atualmente sendo reprisada pela sua quinta vez pelo SBT as 5:30h da tarde com grande exito, totalizando 6 exibições.

La usurpadora (no Brasil, A Usurpadora) é uma telenovela mexicana produzida por Salvador Mejía ,dirigida por Beatriz Sheridane Nathalie Lartilleux e escrita por Carlos Romero para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 9 de fevereiro a 24 de julho de 1998, em 102 capítulos sendo um remake de La usurpadora, telenovela venezuelana da RCTV de 1972. Esta é a segunda adaptação da Televisa da obra de Inés Rodena, que em 1981 levou ao ar El hogar que yo robé.
Conta com Gabriela Spanic, Fernando Colunga, Chantal Andere, Juan Pablo Gamboa, Dominika Paleta, Marcelo Buquet, Jéssica Jurado e Libertad Lamarque nos papéis centrais da história, que gira em torno de um par de irmãs gêmeas que foram separadas quando eram crianças.
No Brasil, foi exibida pela primeira vez pelo SBT de 22 de junho a 9 de novembro de 1999, substituindo Pérola Negra e sendo substituída por O Privilégio de Amar.

Enredo



A novela conta a historia de Paola e Paulina duas mulheres idênticas na aparência mais de personalidade e corações  destintos  que se encontraram por casualidade e participam de um terrível engano. Paula Martins é uma mulher pobre e humilde de Cancún que tem duas filhas gêmeas, Paola e Paulina, porém, devido a sua situação lastimável de miséria em que vive, abandona Paola, que no futuro é adotada pela família rica Montaner. Já Paulina cresce em presença da mãe, enfrentando grandes dificuldades na vida devido a pobreza em que vivem. Paulina cresce e se torna uma moça humilde e de bom caráter, que namora o ambicioso Osvaldo, revezando o seu tempo também para com os cuidados a sua mãe enferma, que está prestes a morrer devido a sua doença.

Enquanto isso, sua irmã gêmea, Paola, viveu de maneira oposta a de Paulina, priorizando a riqueza acima de tudo e de todos, se tornando assim uma mulher ambiciosa, dissimulada, fria e calculista. Paola é casada com Carlos Daniel Bracho, tendo casada apaixonada mas devido a ausência do marido, se torna infiel, um milionário quase falido que está em seu segundo casamento e possui dois filhos: a esperta e encantadora Lizete e o rebelde e problemático Carlinhos. Ardilosa, Paola também mantém um caso extraconjugal com o cunhado, o inescrupuloso Willy, casado com a atormentada e fanática Estephanie Bracho, uma mulher amargurada e ressentida com a vida, que veste-se de forma horrível. E também alcooliza a sua sogra, Vovó Piedade Bracho, e mal educou os seus enteados. O destino, no entanto, coloca essas duas irmãs frente-a-frente novamente e Paulina têm sua vida totalmente modificada por Paola.

Paola frustrada e cansada de viver com sua família da qual detesta a todos os membros da mesma, resolve viajar para se divertir com um de seus amantes, Luciano Alcântara, e nessa viagem encontra Paulina em um toalete de senhoras. Ela vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família, então planeja uma usurpação - ela propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família de seu esposo. Para obrigar a moça a aceitar esse seu diabólico plano, arma-lhe uma armadilha para a mesma, acusando-a de lhe ter roubado uma jóia sua e se ela não aceitar se passar por ela, a colocará atrás das grades definitivamente.

Paulina sem alternativa e com medo de ir para a prisão, aceita se passar por Paola e durante a estada de Paulina na mansão da família Bracho, ela aprende a ser como Paola, se tornando uma mulher fina e elegante. Sem ser reconhecida por sua aparência completamente idêntica à de Paola Bracho, ela se vê entre uma família desestruturada pela mesma e percebe que há pessoas que precisam de sua grande dedicação naquele lar. Paulina, então, começará a mudar a vida da família Bracho, se tornando um anjo na vida de cada qual que necessite de sua presença e de suas palavras confortadoras, conseguindo contribuir e modificar positivamente o destino de todos os que lhe cruzam o caminho, mas não sem antes sofrer e pagar caro por todos os erros cometidos por Paola no passado.

Quando Paulina finalmente encontra sua felicidade ao lado de Carlos Daniel e de sua família, Paola volta disposta a lutar pelo seu antigo lugar, usando de uma suposta invalidez promete infernizar os Bracho novamente, com isso, uma pequena guerra entre a família Bracho e Paola se inicia, e com a ajuda de Leda e Willy, ela jurá destruir os Bracho e sua irmã gêmea Paulina, 'a usurpadora' e para isso tentará de tudo, acusando a irmã no julgamento, fazendo Paulina se afastar da casa dos Bracho e retornando Paola para perturbar toda mansão Bracho. Paola pede 1 milhão de dólares para ir embora e planeja aliada a Willy, incendiar a fábrica Bracho e acabar de vez com a fortuna dos Bracho. Contudo, nem tudo sairá como Paola planeja, ela sofre um terrível acidente, e fica entre a vida e a morte. Só então ela se dá conta de tudo que fez, e pede perdão a Paulina. Como sempre Paulina com seu bom coração de irmã, a perdoa do fundo de seu coração, os Bracho esquecem todo o mal que ela os infringiu, e a perdoam, ela então morre. Paulina primeiramente reluta, e quase se casa com Edmundo Serrano, mas finalmente ela e Carlos Daniel se casam, trazendo a tão sonhada paz a família Bracho.

A usurpadora fez tanto sucesso que meses depois o publico exigiu uma continuação da trama e os produtores tiveram a grande ideia de fazer um capitulo especial contado como ficou a vida da família Bracho apos o fim da trama esse capitulo extra que se chamou aqui no Brasil"Alem da usurpadora."

Enredo do capitulo especial:Além da usurpadora 




Paulina vai ao médico pegar o resultado de seu 'check-up'. Ela descobre que está com câncer terminal e só lhe restam 6 meses de vida. Paulina não conta a ninguém sobre sua doença e começa preparar uma nova Sra. Bracho para ser esposa de Carlos Daniel.

A escolhida é Raquel. A preceptora de Carlinhos, Lizzet e Paulinha (filhinha de Carlos Daniel e Paulina, tem apenas três meses de vida). Raquel é ambiciosa e é apaixonada por Carlos Daniel e nem se importa que seja casado. Ao mesmo tempo que tudo isso acontece, Stephanie recupera a razão e quer seu filho de volta (que agora mora com Rodrigo e Patrícia).

Paulina, pensando que Raquel é uma pessoa boa e honrada, começa ensinar tudo o que Paola ensinou para ela, antes de usurpá-la. Paulina ensina como se postar na mesa, a usar certas roupas para determinadas ocasiões. Raquel conta a verdade para Carlos Daniel, sobre a doença de Paulina. Enquanto isso, Paulina vê Paola no seu espelho, uma cena bastante emocionante. Raquel prepara um plano diabólico contra Paulina. Curiosamente, Paulina vê Paola no espelho, no qual a irmã faz mais uma de suas maldades e a diz esperar no inferno, possivelmente por Paola ser uma lembrança de maldade na mente de Paulina, não anulando o pedido de perdão de Paola, Paulina quebra o espelho, em um ato de estresse e tristeza.

Na festa de 1 ano de casamento de Carlos Daniel e Paulina, Raquel coloca veneno no vinho de Paulina e propõem um brinde. Raquel se distrai e chega Lizzet e Carlinhos. Lizzet quer beber o vinho, mas Carlinhos diz que não pode porque é para os adultos e não para crianças. Então, Carlinhos troca de lugar os copos. Raquel bebe o vinho envenenado, mas Paulina desmaia. Logo depois Raquel também passa mal e vai junto com Paulina de ambulância para o hospital. Stephanie foge do sanatório e rouba seu filho da casa de Rodrigo.Paulina descobre que os exames foram trocados e que não está doente. Mas a pergunta, porque o desmaio e os enjoos? Isso se deve ao fato de Paulina estar grávida. Raquel se encontra muito mal, entre a vida e morte. Raquel conta a verdade para Paulina, mas Paulina não a denuncia e lhe dá algum dinheiro para ela voltar de onde veio.

Acaba o capítulo quando estão todos reunidos. Rodrigo e Patrícia perdoam Stephanie por ter roubado a criança daquela forma. Eles planejam viajar para Porto Rico para ver se dão um priminho para Carlinhos, Lizzet e Paulinha. Paulina conta que está grávida. Então, eles tiram uma foto e acaba a novela.

Comentários e curiosidades



No incio quem seria a protagonista da novela seria Thalia mais ela não aceitou alegando falta de espaço em sua agenda, visto que estava investindo na carreira de cantora. Com a recusa, a Televisa se viu obrigada a selecionar a então desconhecida Gabriela Spanic.

A rivalidade entre Gabriela Spanic e Chantal Andere não se restringe à ficção, elas são inimigas na vida real desde o início da novela.

Dizem as más línguas que quando Thalia recusou o papel de Paola/Paulina, a cantora indicou para o papel sua amiga Chantal Andere, com quem havia contracenado em “Marimar”. Acreditando que seria a protagonista do folhetim, Chantal ficou furiosa ao saber que as gêmeas seriam interpretadas por uma atriz venezuelana até então desconhecida pelo grande público mexicano.
  
A atriz Gabriela Spanic já havia interpretado duas mulheres idênticas na novela Como tú,ninguna.

Apesar de seu grande sucesso, “A Usurpadora” não é uma obra original, mas o remake de um folhetim venezuelano de mesmo nome exibido em 1972. Depois deste, uma outra novela baseada no mesmo enredo foi produzida pela Televisa em 1981 chamada El hogar que yo robé. . 

A primeira apresentação no Brasil deu-se entre junho e novembro de 1999, na faixa das 20h. Com médias de audiência girando em torno de 20 pontos, a novela fez a festa do SBT e causou desespero na Globo, que no horário exibia o “Jornal Nacional”. Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope na época, 29% dos telespectadores da trama eram crianças.

Gabriela tem uma irmã gemeá na vida real chamada Daniela Spanic,que e modelo.Daniela foi convidada pelos produtores da trama  para aparecer em uma cena em que Paola e Paulina lutam fisicamente, a sequencia seria muito difícil de conseguir por truque de câmeras.   

O sucesso da novela não se restringiu ao Brasil e ao México e, ao longo dos anos, “A Usurpadora” foi exibida em 120 países entre eles Chile, Itália, Polônia, Grécia e Arábia Saudita , tendo sido dublada em 25 idiomas.  Gaby Spanic, idolatrada pelo papel, se tornou um dos ícones mundiais da teledramaturgia.

A Televisa compilou a novela em DVD, lançando um resumo de cerca de 6 horas. O produto foi amplamente comercializado. Além disso, a trama foi adquirida pelo Netflix e pode ser assistida pelos assinantes do serviço de vídeos on demand.

La Usurpadora foi apelidado em espanhol, “A rainha dos votos” quando foi transmitido pela Univision, em 2000. Embora a telenovela mexicana tenha recebido muitos votos, ela não conseguiu vencer os prêmios da mostra anual.

Em 2001, Spanic estrelou “La Intrusa” da Televisa(que nunca exibida no Brasil)onde mais uma vez, assumiu funções similares de “A Usurpadora”: interpretar mulheres idênticas.

Foi dublada às pressas para ocupar a vaga de “Pérola Negra”,que tinha médias de audiência entre 16 e 19 pontos. O SBT tinha a sua versão de “O Direito de Nascer” pronta, mas preferiu não
apostar no produto naquele momento, acreditando que o público de “Pérola” não seria cativado por seu tom mais sério e pesado.Além disso, a novela “Louca Paixão” estava em alta na Record,
com média de 9 pontos.

Gabriela Spanic foi casada com o Miguel de Leon o Douglas Maldonado da novela.

Foi a penúltima telenovela da atriz Libertad Lamarque, que veio a falecer enquanto esteve na novela infantil Carinha de Anjo.

Magda Guzmán, a atriz que interpretou a Adelina na novela,morreu, após sofrer uma parada cardíaca em 12 de março de 2015.

A novela teve como tema na sua primeira exibição no Brasil "Sonho lindo"de Paulo Ricardo já nas demais reprises foi usada a musica tema original da novela "La usurpadora" cantada por Pandora.

Embora tenha sido uma das novelas de maior audiência da Televisa, a trama de Inés Rodena acabou ficando atrás de sua substituta no horário – 21h –, “O Privilégio de Amar”: 33 a 34
pontos. Por aqui, curiosamente, “O Privilégio...” também sucedeu a história de Paola e Paulina, mas não fez o mesmo barulho.

Veja alguns atores do elenco da usurpadora 17 anos depois...



Gabriela Spanic

A intérprete das gêmeas Paola e Paulina está com 41 anos

Fernando Colunga

O intérprete de Carlos Daniel Bracho está com 49 anos.

Chantal Andere

Ela viveu Estephenie Bracho na novela. Hoje, a atriz está com 43 anos.


Juan Pablo Gamboa

O ator colombiano, de 48 anos, deu vida ao mulherengo Willy


Paty Diaz


A atriz, de 41 anos, deu vida a Lalinha, que ajudava Paola em suas mentiras. 

Dominika Paleto

Ela era a prima apaixonada por Carlos Daniel. Hoje está com 42 anos para quem nao sabe ela e irmã da atriz Ludwika Paleta, famosa por interpretar Maria Joaquina em “Carrossel”.

Marcelo Buquet

Ator uruguaio radicado no México, de 51 anos, interpretou o irmão de Carlos Daniel, Rodrigo Bracho.

Adriana Fonseca

A atriz interpretou Verônica, secretária de Carlos Daniel e apaixonada pelo patrão. 

Aberturas da novela




                   Sonho lindo abertura da primeira exibição da novela no SBT cantada por Paulo Ricardo 



La usurpadora musica da abertura original cantada por Pandora e usada nas reprises da novela no SBT


Postagem:Rodrigo Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário