Maria Esperança remake brasileiro de Maria Mercedes esta de volta nesta segunda , 9 de março as 15H:15 em sua terceira exibição para ocupa o lugar da bem sucedida Esmeralda pela segunda vez e com a missão de manter seus bons índices de audiência
Maria Esperança é baseada na radionovela Enamorada escrita por Inés Rodena, que em 1973 foi transformada na telenovela venezuelana La italianita, produzida pela RCTV. A mesma rede ainda levaria ao ar Rubí rebelde em 1989. A mexicana Televisa produziu três telenovelas baseadas na radionovela: Rina em 1977, Maria Mercedes em 1992 e Inocente de ti em 2004 e teve a mais recente versão María Mercedes, produzida pela ABS-CBN nas Filipinas, dirigida por Chito S. Roño em 2013, protagonizada por Jessy Mendiola e Jake Cuenca.Produzida e exibida pelo SBT entre 26 de março e 7 de agosto de 2007, foi substituída por Amigas e Rivais.
Escrita por Yves Dumont com supervisão de texto de Thereza di Giácomo, teve direção de Jacques Lagoa e Luís Antônio Piá, direção geral de Henrique Martins e direção de núcleo de David Grimberg.
Contou com Bárbara Paz, Ricardo Ramory, Tânia Bondezan, Nico Puig, Manoelita Lustosa, Ângela Figueiredo, Vanessa Goulart, Ernando Tiago,Greta Antoine, Bárbara Bruno e Fabiana Alvarez nos papeis principais.
Foi reprisada entre 17 de janeiro e 31 de maio de 2011, em 95 capítulos, substituindo Esmeralda e antecedendo Cristal. Em Angola a novela foi exibida pelo canal TV Zimbo.
Enredo
Maria é uma jovem que sustenta sozinha a família, vendendo flores e bilhetes de loteria pelas ruas. Abandonada pela mãe ainda quando criança, ela vive com o pai, Ramiro, um alcoólatra que nunca teve como sustentar os filhos, e os irmãos: Guilherme, jovem revoltado e problemático, Isabel, adolescente fútil e ambiciosa, e André, um adorável garoto de princípios, no fundo o único que valoriza a luta de Maria para manter a família unida. Sua mãe, Maria Helena, deixou os filhos por uma vida melhor nos Estados Unidos. No país, ela reconstruiu sua vida e teve mais um filho.
Santiago Trajano Queiróz é um homem rico e amargurado, milionário, detesta os poucos parentes que tem – a tia Malvina e os primos Eduardo e Beatriz - ele, apesar de ser jovem, sofre de um câncer incurável, planeja deixar seus parentes sem nada. Santiago conhece Maria vendendo bilhetes na porta de sua casa e tem a ideia de casar-se com ela e deixar todo seu dinheiro para Maria.
Enquanto Malvina é uma mulher ambiciosa, que faz de tudo para conquistar o que deseja, seu filho Eduardo é um rapaz esforçado, que guarda uma triste história – sua noiva foi morta ao sair da igreja no dia do casamento, fato presenciado por Maria. Eduardo conhece Maria vendendo bilhetes no sinal e se encanta com ela.
Malvina mata Santiago, sem saber que ele casou com Maria e quando descobre fica revoltada e move céus e terras para tomar o dinheiro dela. Ao saber que ela é apaixonada por Eduardo, Malvina manipula seu filho e faz com que ele se case com Maria para que assim possa controlá-la e tomar seu dinheiro, mas sem querer ele acaba se apaixonando. Malvina não aceita isso e com ajuda do seu mordomo Aurélio e de uma antiga namorada de Eduardo, Renata, tenta mantê-los afastados e acabar de vez com Maria. Enquanto Maria Helena, volta dos Estados Unidos, e se aproxima de sua antiga família sem mostrar sua real identidade.
Curiosidades
- Barbara Paz fez aula de cantor para a novela e cantou a musica principal.
- Trouxe elementos interessantes, como a abertura cantada pela protagonista Bárbara Paz.
- O SBT planejava fazer de Barbara Paz a nova Thalia mas o fracasso da novela fez os planos da emissora e por água a baixo.
- O SBT queria fazer a trilogia das Marias mais com o fracasso de Maria Esperança acabou desistindo.
- Em março de 2007, pouco antes da estreia, o Ministério da Justiça classificou a telenovela como imprópria para menores de 14 anos, inadequada para antes das 21h. O SBT a queria livre. Mas em junho de 2007, com a telenovela no ar, o Ministério da Justiça instaurou um procedimento administrativo em que ameaçou reclassificar para as 21h por ter mostrado uma personagem levando tiros, o que levou o ministério a concluir que a telenovela apresenta "violência do tipo assassinato", algo que, na cartilha do órgão, não deve ser mostrado a menores de 12 anos. O SBT argumentou que os tiros eram "artisticamente necessários para dar lógica à seqüência dos acontecimentos" e que suprimiu "detalhamentos de porte e uso de armas".
- Maria Esperança foi anunciada pelo SBT junto com as outras atrações Charme, Você É o Jurado e SBT Realidade, lançados com o slogan A concorrência vai tremer. Mas estreou com um péssimo índice: 2 pontos. Nas primeiras semanas foi marcando entre 2 e 4 pontos, até bater seu recorde dia 2 de maio de 2007 onde atingiu média de 6 pontos. Depois desse dia, a trama foi subindo na audiência e fechou sua penúltima semana com ótima média de 7 pontos.
- Seu último capítulo, exibido em 7 de agosto de 2007 marcou média de 8 pontos e picos de 10.
- Segundo notícias da época, os mexicanos exigiram que se sujasse o rosto da Bárbara Paz com carvão.A intenção era que ela aparentasse ser pobre. Talvez o rosto da Thalia cheio de carvão, no meio daqueles personagens de maquiagem carregada, indicasse uma pobreza, mas no Brasil não funcionaria muito bem.
- O rosto de Bárbara Paz apareceu sujo em algumas cenas, mas logo o SBT ligou o modo “rebelde” de ser e ignorou a exigência maluca da Televisa.
Abertura da novela
Maria Esperança teve media geral de 5 pontos em sua primeira exibição considerado um fracasso e em sua segunda exibição a tarde teve a mesma media 5 pontos considerada um sucesso para as tardes da emissora conquistado em alguns dias maiores pontos que sua primeira versão.
Postagem;Rodrigo Felipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário